Enfatizando a importância da participação dos trabalhadores de debates que tratam da saúde laboral dos profissionais da área, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Tocantins (SINTRAS-TO) informa que já estão abertas as inscrições da 1ª Conferência Nacional Livre das Trabalhadoras e Trabalhadores da Saúde (CNLTTS), que vai acontecer no dia 16 de abril, das 09h às 16h, em formato híbrido. A iniciativa é da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional).
Com o tema ‘Dignidade, Valorização e Participação Política’, a conferência tem o objetivo de discutir estratégias e formular propostas que servirão de base para a revisão da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).
As inscrições para participação on-line na plataforma zoom devem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/1B24cK_2CcaDcMA8qZXITxRo 0xxnwySj7YNpO90ueiY/preview . É necessário que você faça login com o seu e-mail para iniciar o cadastro e garantir sua participação. Caso tenha dificuldade no preenchimento do formulário de inscrição, procurar a diretoria do sindicato.
Durante a 1ª conferência, que é uma etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) serão debatidos os eixos Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; e a Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social.
Além disso, serão eleitos os delegados e delegadas que representarão as entidades organizadoras na etapa nacional da 5ª CNSTT, marcada para os dias 18 a 21 de agosto de 2025, em Brasília.
Os participantes terão direito a certificado, e a comprovação de presença será feita por formulário disponibilizado durante o evento.
O presidente do Sintras-TO, Manoel Pereira de Miranda, destaca que “a participação dos profissionais em saúde é fundamental neste debate e construção coletiva por melhores condições de trabalho e saúde para todos os profissionais da área, por isso convidamos todos para participar desta mobilização”.
Programação
9h00 – Abertura com autoridades das entidades organizadoras
9h30 – Palestra "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano" – Fernanda Magano
10h30 – Palestra “Diálogo, ações e pesquisas com foco no adoecimento dos trabalhadores da saúde” – Pedro Tourinho
11h30 – Diálogos e debates
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Leitura do Regimento da 5ª CNSTT
14h00 – Apresentação e votação das propostas por eixo temático
15h00 – Apresentação e eleição dos delegados
16h00 – Encerramento