A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) participou na sexta-feira, 04, da 2ª etapa macrorregional da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT-TO) em Araguaina. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Conselho Estadual da Saúde (CES-TO) traz como tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano".
De acordo com o CES-TO, o objetivo da 4ªCESTT-TO é fortalecer o debate e avançar na garantia de direitos no campo da saúde e segurança do trabalhador e da trabalhadora, permitindo que a população contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo em todas as esferas da federação, dentro de um sistema descentralizado e integrado de saúde.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Tocantins, Manoel Miranda, presente na conferência, destacou a relevância do processo. “Reconhecemos a importância das políticas, diretrizes e propostas construídas desde as conferências regionais, passando pela estadual até a nacional. Elas são fundamentais para assegurar e fortalecer os direitos dos trabalhadores, especialmente aqueles que atuam na saúde e merecem condições dignas e qualidade de vida”.
O vice-presidente do Sintras-TO e presidente do CES-TO, Raimundo Morais, destacou que o trabalhador já está incluído nas políticas de saúde e na própria Constituição Federal. “A questão é o que ainda falta? É o que o conselho propõe durante a conferência, precisamos fortalecer os espaços de diálogo, aprofundar as discussões e garantir que os direitos humanos dos trabalhadores sejam compreendidos erespeitados no contexto de suas atividades laborais”, e enfatizou que a conferência é um evento inclusivo, é para todos.
Os municípios de Augustinópolis (02/04), Araguaína (04/04) e Gurupi (06/04) já sediaram as primeiras etapas da conferência. A 4ª CESTT segue com as etapas macrorregionais em Dianópolis ( 08/05) e Paraíso do Tocantins (13/05). Posteriormente com a etapa estadual em Palmas (10 e 11 de junho) no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. E finaliza com a etapa nacional em Brasília no período de 18 a 21 de agosto no Centro Internacional de Convenções.