SINTRAS - TO

Sintras contesta exigência de ficha médica no HRG cobrando legalidade do ato

Sindicato considera medida irregular e desnecessária
02/06/2025 15/07/2025 21:46 445 visualizações

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras-TO) manifesta preocupação com a recente exigência imposta pela Direção do Hospital Regional de Gurupi (HRG) quanto à apresentação de atestados médicos por parte dos servidores da unidade. Com isso, a entidade acionou a gestão hospitalar por meio de ofício nesta segunda-feira, 02.

 No documento encaminhado ao Diretor Geral, Fernando Bezerra da Mota, o sindicato argumenta que a exigência carece de amparo legal e pode ferir princípios fundamentais, como o sigilo médico e a proteção às informações pessoais do servidor. A entidade frisa ainda que a ficha de atendimento é um documento que só pode ser fornecido mediante solicitação do próprio paciente, e não há como prever prazos ou obrigatoriedade de sua apresentação junto ao atestado médico.

 “O atestado é emitido pelo profissional médico, devidamente habilitado, e não pelo estabelecimento. Portanto, não há justificativa legal ou administrativa para a exigência da ficha de atendimento como condição para aceitação do atestado”, afirma o presidente Manoel Pereira de Miranda.

Ele frisa ainda que embora reconheça a importância da organização e controle administrativo dos afastamentos por motivo de saúde, a medida imposta pela direção do hospital é considerada irregular e desnecessária. Por isso solicita que a direção apresente, caso exista, a base normativa que ampare a exigência, destacando que não há conhecimento prévio de qualquer resolução oficial sobre o tema.

O Sintras-TO aguarda resposta formal do hospital e reforça a necessidade de respeito aos direitos individuais e coletivos dos servidores públicos, reiterando seu compromisso com a defesa da categoria e com o cumprimento da legalidade na gestão pública.

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...